Leia atentamente o parágrafo abaixo:
"...Se há uma coisa óbvia na cultura brasileira, é o desprezo pelo conhecimento e a concomitante veneração pelos títulos e diplomas que dão acesso aos bons empregos. Isso é uma constante que vem do tempo do Império e já foi abundantemente documentada na nossa literatura. Nessas condições, campanhas publicitárias que enfatizem a educação como um direito a ser cobrado e não como uma obrigação a ser cumprida pelo próprio destinatário da campanha têm um efeito corruptor quase tão grave quanto o do tráfico de drogas. Elas incitam as pessoas a esperar que o governo lhes dê a ferramenta mágica para subir na vida sem que isto implique, da parte delas, nenhum amor aos estudos, e sim apenas o desejo do diploma."
Este parágrafo foi retirado de uma coluna do mestre Olavo de Carvalho (link).
Esta é a realidade atual do Brasil, de nós, nossos amigos, irmãos etc. Estamos atrás de diplomas e não de aprendizado, não importa o quanto você consegue distinguir o certo e o errado, o bem e o mal, pois vale aqui, a sua estrutura de "burro de carga", e não a sua moral. O governo lhe dá esperanças com abertura de centenas de vagas para o estado (concursos públicos) e você, desesperado, na garantia de um emprego seguro, decente, logo ficará em filas enormes esperando uma oportunidade dessas, afinal, as melhores pessoas e decentes que conhecemos, justamente trabalham para o estado. Não tem um cidadão que eu conheça, inclusive eu mesmo, já o fez, ou o faz, ou fará investimentos para esta longa jornada, adquirir um futuro belo e maravilhoso trabalhando para o governo, afinal, trabalhar entre 4 e 6 horas por dia, quem não quer?
Claro, empresa privada não tem vagas para você, o empresário está endividado demais com impostos e tributos e não tem condições de contratá-lo. Ele está pagando o salário a aqueles milhares de encostados que adquiriram a tal vaga no concurso público. Pois ali, você não evolui, não cresce, apenas vegeta. Esses sim, com a vaga adquirida, ajudará a planejar vários outros métodos de contribuições, ou estará fiscalizando a vida dos cidadãos normais para que não cometam nenhum deslize junto a receita federal. O seu carrinho de pipoca está sendo monitorado 24 horas por dia por um lindo fiscal do estado, esse sim, sabe exatamente o que você deve fazer.
Não existe sequer, uma instituição, ou um partido político, ou a mídia, ou uma igreja, interessados na educação, pois estão sendo educados pelo governo e assim, manipulados como queiram. Quando você abre um jornal por exemplo, as referências mais destacadas são: o futebol, o BBB, as novelas, e as mesmas ladainhas políticas regionais, que outrora falavam do atual líder PMDEBISTA, ou PTISTA etc, agora, falam da aliança do cantor Renner com o PP.
Esta é uma conclusão, quanto mais o estado interfere na sua vida, ou consegue a sua co-participação neste núcleo, incluindo as milhares de universidades nascidas diariamente em todo o país, lhes asseguram que você esqueça da periferia, aos poucos todos se tornam eternos bichinhos da luz, aqueles que rodam uma lâmpada até a morte, preocupados apenas com os acontecimentos momentâneos e da moda, sem nenhuma culturazinha sequer.